O que é empoderamento?

E aí charmosa! Hoje é dia de falar sobre o empoderamento feminino dando continuidade ao tema: “O que é Feminismo”. Empoderar significa pensar no coletivo dando espaço a outras pessoas, mesmo que sejam diferentes de você, apoiando mulheres que estão em situação de perigo ou não, pois o Feminismo engloba diversos movimentos, sejam de mulheres brancas, negras, transexuais, etc.

Para vivenciar o empoderamento é necessário ouvir discutir e tentar buscar soluções para os problemas enfrentados seja no coletivo ou individualmente, pois nós mulheres precisamos nos apropriar de nossos direitos.  Fechar-se em seu mundo não é a melhor coisa a ser feita, pois pensar no problema de outras mulheres é fundamental para expandir o Feminismo.

Acredito que precisamos ter mais mulheres em cargos de poder, mas sabemos que não é tão simples, pois a maioria tem o tempo dividido entre família, trabalho e estudos (dupla ou tripla jornada de trabalho). Então já que esse tempo é ocupado desta forma, por que não começar exercitando o empoderamento dentro de casa, com a vizinhança e colegas de trabalho? Dar forças, buscar soluções, debater assuntos que nos atormentam diariamente como abuso sexual, verbal e de poder, tentar mostrar que as mulheres não estão sós, que existem políticas públicas protetoras, já é um bom início de empoderamento.

      Não posso lhe dizer que é fácil desconstruir o poder do machismo introduzido na cabeça de muitas mulheres, principalmente aquelas que estão em um relacionamento abusivo, porém não tem ideia disso. Mas é muito desafiador e extremamente gratificante plantar sementinhas do Feminismo na vida de nossas irmãs, pois pouco a pouco germina e cresce, mas é preciso que você continue regando e adubando com palavras de incentivo, esclarecimento e força.


       Então? Vamos semear a ideia do Feminismo por aí?


       No próximo post falarei sobre “sororidade”, se quiser saber mais sobre o assunto siga o blog pelas redes sociais apenas dando alguns cliques.
Deixe o seu comentário, pois é muito importante para a qualidade e melhoria desse cantinho. 

Share this:

JOIN CONVERSATION

5 comentários:

  1. Maria,

    Adorei! Vamos iniciar a plantação dessa semente o quanto antes! Como seria liiiindo se todas as mulheres que passam por um relacionamento abusivo pudesse ler seu post.
    Muito interessante, indicarei à todas as minhas amigas.

    Fantástico! Descreveu de uma forma simples, clara e objetiva.

    Beijos.
    http://nossomundorose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires, fico muito feliz com comentários como o seu, se cada uma de nós tivesse um tempinho para empoderar outras mulheres seria maravilhoso. Muito obrigada pela viseita. Beijos!!!

      Excluir
  2. Oi Maria,

    A coisa mais difícil é desconstruir o machismo na cabeça das mulheres, não só das que estão em relacionamentos abusivos como as que acreditam que LUGAR DE MULHER É NA COZINHA. Sempre que estou conversando com alguma mulher que acredita realmente nesse ditado, acabo entristecendo, mas pelo outro lado me dá força em tentar abrir os olhos dela para enxergar a realidade, que somos fortes unidas e que ninguém pode nos tratar como lixos.

    E como você falou não podemos nunca, nos fecharmos nosso mundinho achando que ele está perfeito. Espero que algum dia exista uma realidade diferente da que vivemos hoje.

    Beijão, obrigada pela visita no blog!!!!

    Alessandra

    Descobrindo a Beleza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, você sabe exatamente o que é empoderar e praticar a sororidade, pois quando vemos mulheres reproduzindo o machismo não podemos condena-las, pois precisamos fazê-las entender a importância do feminismo. Muito obrigada pela visita. Beijos!!!!

      Excluir
  3. Que série de posts legais! ♥
    Empoderar é saber a sua força e fazer com que as outras minas também descubram a delas! ♥
    E nada melhor do que plantar a sementinha do feminismo e ver depois de um tempo aquela pessoa toda militante, espalhando o feminismo que você aprensentou por aí! <3

    ResponderExcluir